Grupo Cyan

Artes Plásticas

O Grupo

     A pintura é o meio de expressão com o qual problematizamos questões relativas à ocupação do espaço onde ela acontece: a tela. A forma é elemento recorrente, podendo estar contida no espaço pictórico ou sugerir ser parte de um todo maior. E a cor reforça estas questões através de suas características de complementaridade, contraste, luminosidade e materialidade.

É o que encontramos no trabalho de Leila Valebona em que formas de massa de tinta ficam contidas e tensionam o espaço determinado de seus quadros. Já em sua pintura, Marília Marques almeja o oposto: expandir-se para fora do limite físico que a tela em princípio lhe impõe. Marise Hauser discute em suas obras o espaço plano contraposto à sugestão de volume de recorte de imagens do corpo humano, desconstruindo o figurativo e dando lugar às formas orgânicas. Sandra Cielo ocupa o espaço com planos de cor que parecem formas geométricas como conseqüência dos contrastes cromáticos, mas que não se confirmam, pois não existe o contorno linear. Enquanto que para Conceição Rolim, na relação entre o espaço plano, os círculos e não círculos, o domínio do jogo cromático é absolutamente imprescindível.

No entanto, a pintura não é a linguagem exclusiva deste coletivo. A escultura de Cecília Marques Dalcanale resulta de sua adaptação às especificidades dos materiais que usa como a madeira e o mármore, manufaturando formas sinuosas. E, finalmente, o objeto de Soraya Tosin nos faz transitar entre a percepção do peso das espessas lâminas de vidro sobrepostas e sua aparência de leveza em função da transparência deste material.

Leila Valebona

 

Cecília Dalcanale
Conceição Rolim
Leila Valebona
Marília Marques
Marise Hauser
Sandra Cielo
Soraya Tosin

 

Atelier Cyan
Rua Ceará, 391 – Rebouças
grupo.cyan@hotmail.com